top of page

A interoperabilidade de BIM (Building Information Modeling) na Construção Civil aliada a Gestão Ágil de Projetos

Foto do escritor: ConectÁgilConectÁgil

Atualizado: 19 de out. de 2024

A indústria da construção civil está cada vez mais inovadora e em busca de melhores maneiras para melhorar a eficiência e a produtividade em suas atividades. Nesse sentido, o uso do Building Information Modeling (BIM) tem se tornado uma ferramenta fundamental na gestão de projetos na construção civil, capaz de fornecer uma visão tridimensional do edifício e tornar mais fácil a identificação de problemas e erros, além de oferecer muitos benefícios para a interoperabilidade entre as equipes de projeto e de construção.


A agilidade baseia-se em interatividade, colaboração, simplicidade e adaptação, apoiando-se em um ciclo constante de planejamento, execução, análise e ajustes. Portanto, ao unir a gestão ágil de projetos com o BIM, é possível agregar ainda mais valor aos processos da construção civil, melhorando a qualidade do planejamento, agilizando a execução das atividades e garantindo prazos mais assertivos.


Dentre os benefícios do uso do BIM estão a melhoria da relação custo-benefício, a redução de custos com retrabalho, a otimização do tempo gasto por equipes, a diminuição de erros, a coordenação eficiente entre as equipes da obra, a melhor gestão de suprimentos e equipamentos e a integração e otimização geral de processos.


A interoperabilidade gerada pela modelagem da edificação em BIM é uma das principais vantagens dessa tecnologia. Através dela, vários programas podem trabalhar em conjunto, de forma integrada e com informações atualizadas em tempo real, facilitando a troca de dados e melhorando o desempenho das equipes e das atividades. Com o BIM, é possível integrar o projeto com a obra, permitindo uma visualização detalhada do processo construtivo, desde a fase de concepção do projeto até a execução, integrando atividades e tornando todo o trabalho mais eficiente.


Ademais, a utilização de BIM favorece um processo construtivo ágil, com mais valor agregado, correto e em harmonia com o intuito geral do projeto. Além de isso, ao se empregar o BIM na construção civil, há muitos efeitos positivos, como a confiabilidade e certeza na execução, sendo favorecido o controle de qualidade, controle de custos, planejamento da obra, gerenciamento de projetos, avaliação do impacto ambiental e, por fim, a economia. 


Logo, o uso do BIM na construção civil, aliado à gestão ágil de projetos, é uma poderosa ferramenta para melhorar a eficiência e a produtividade nas construções civís. Com a modelagem dos projetos em BIM, é possível integrar as equipes em uma única plataforma colaborativa, permitindo uma gestão mais eficiente de cada uma delas.


Com isso, ocorre a redução dos desperdícios, o aumento da qualidade do trabalho e a economia de recursos financeiros e humanos. E, assim, possível realizar projetos mais assertivos, seguros e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento da indústria da construção civil mais integrada, participativa e colaborativa.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page